REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira desenvolvem projeto Rádio-Escola

O Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, de Quixeramobim, conta com um instrumento importante no dia a dia da escola. Trata-se do Projeto “Rádio-Escola Ger@ção.com” que tem por objetivos atuar como ferramenta de apoio pedagógico e estimuladora do protagonismo juvenil, auxiliar na construção de uma nova prática educativa, voltada para a comunicação dialógica, capaz de integrar escola, família e comunidade em geral, seja ela escolar ou não. O projeto envolve estudantes e educadores.

Criada em 2011, a Rádio-Escola Ger@ção.Com, apresenta formato, linguagem e estilo próprios, fazendo da Escola um ambiente atrativo e do intervalo um momento divertido e dinâmico. Além da execução de um repertório musical previamente selecionado, sempre executado no horário do intervalo. Também são desenvolvidas outras ações nesse projeto de radiofonia escolar, como: a participação de personalidades artísticas da comunidade local em apresentação ao vivo; estabelecimento de intercâmbio com outras instituições, quando estas procuram conhecer mais de perto os fundamentos e propostas, assim como o uso do espaço para divulgação de eventos educacionais e culturais.
Para a escola, a busca por parcerias representa algo significativo e valoroso para o bom andamento do Projeto. Exemplo disso, foi a parceria com a Fundação Canudos que prestou assessoria durante o seu processo de implantação, ministrando palestras e reuniões com alunos e professores envolvidos  que culminou com a produção de todo material de áudio no estúdio da SM Publicidade, empresa pertencente ao Sistema Maior de Comunicação. Além da empresa de rádio citada, outras parcerias também estão sendo firmadas.

Com o intuito de cada vez mais potencializar o poder de comunicação dos alunos, bem como, a reforçar as suas habilidades criativas e competências textuais diversas, os alunos que atuam no Projeto tem sido motivados e levados a participar de formações. Em outubro deste ano, os estudantes participaram de uma formação empreendedora promovida pelo SEBRAE – Regional Sertão Central, cujo tema era “A Arte de falar em Público”.

Numa das propostas de intercâmbio educacional, recentemente os estudantes participantes do Projeto tiveram a oportunidade de receber no estúdio educadores e alunos da EEEP José Iran Costa, da cidade de Várzea Alegre; bem como, um estudante da Croácia, Filip McGuinness, que se encontra no Brasil para uma experiência de intercâmbio.
A proposta inclui, em curto ou médio prazo, a transmissão de suas atividades de radiofonia via web, na perspectiva de interligar três mídias simultaneamente: radioweb, jornal online e chat interativo.

Conforme a unidade escolar, atualmente, Harneson de Sousa, aluno do Curso Técnico e Redes de Computadores, está fazendo estágio em locução na Fundação Canudos/Sistema Maior de Comunicação, empresa que tem apoiado incondicionalmente o Projeto.

Visite:
Perfil no facebook Geração Sintonize
www.webradiogeracao.com
(Da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo